quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Depilação! Será que é mesmo preciso?

Razões para a depilação dos atletas:

A primeira é que limpar os ferimentos de uma eventual queda no ciclismo com as pernas raspadas é infinitamente mais fácil e menos doloroso, ajudando na cicatrização dos ferimentos.
A segunda é que a massagem sem pelos é bem melhor para você e para o massagista. Como Lance Armstrong ( fenomeno do ciclismo), considera as massagens tão importantes quanto os treinos , isso faz todo o sentido. Associado a isso temos a questão da higiene pessoal, que é mais simples e rápida se você estiver sem pelos. Mas, seriam essas razões suficientes para convencer a todos sobre os motivos da depilação? Ou as namoradas de atletas que precisam fazer esse ritual a cada semana?


Refletindo sobre a questão e a minha trajetória pessoal, vi que raspar as pernas significou uma espécie de rito de passagem, sempre tenho que deílar para estar mais limpo, e observar o quanto isso ajuda em treinos e competições.  Esse sacrifício adicional, comparado aos outros sacrifícios que um triatleta passa, é mínimo, mas importante.
Você pode argumentar que raspar as pernas vai lhe dar uma vantagem aero e hidrodinâmica, mas será que faz diferença? Não conheço nenhum estudo aprofundado , mas acho que a diferença aerodinâmica seja muito pouco significativa. Na natação, se você disputasse os 50m ou os 100m nas Olimpíadas, sem trajes tecnológicos, isso poderia fazer diferença, mas não em provas acima de 1,5km no mar e, usualmente, de roupa de neoprene. Eu sempre gosto de nadar sem roupa de neoprene, pois sinto mais a agua, e quando sio pra correr na areia depois de um amr agitado, saio mais inteiro, já alguns amigos não deixam de usa-la nem em dias quentes...
No final das contas, o efeito psicológico talvez seja o maior. Tudo que aumente sua confiança pode lhe ajudar a obter um desempenho superior, a chegar onde você não conseguia antes. Você vai parecer mais rápido e melhor, o que pode o tornar realmente mais rápido e melhor. Mais que um cuidado com o corpo, pense nisso como um cuidado para a mente, para seu ego.






Nenhum comentário:

Postar um comentário