terça-feira, 30 de março de 2010

Como escolher o tênis correto para a corrida?


Você já observou como é a sua pisada? Os corredores devem ficar atentos para esse detalhe. De acordo com especialistas, existem três tipos de pisada. A neutra: quando o seu pé não pende nem para fora e nem para dentro, ou seja, sua pisada é normal. A pronadora, aquela em que se acentua a pisada para dentro. E a supinadora, aquela que a pisada é para fora.

Hoje em dia, já existem lojas que fazem essa avaliação gratuitamente, facilitando a escolha correta na hora de adquirir um tênis. Já algumas clínicas especializadas realizam o teste de baropodemetria, que também mostra qual o seu tipo de pisada.

Mas uma forma mais simples de avaliar a pisada é observar o desgaste do seu tênis atual, ou do sapato que você mais usa. Vale lembrar que o tênis tem a função de proteger as articulações e minimizar as lesões, por isso o calçado precisa ser sempre adequado ao biotipo do seu pé.

Saber como você pisa antes de comprar o tênis pode fazer uma grande diferença, talvez até no seu bolso. Esse é o primeiro passo para escolher o tênis ideal. Além disso, na hora da compra, a estética do tênis deve ficar em segundo plano.

Lembre-se também, quando estiver na loja, de fazer um “test drive” nele. Ande, corra, faça algumas freadas e mudança de direção. O seu calçado esportivo deve ficar confortável já no momento da aquisição, ou melhor, antes da compra!
O ideal é que você tenha pelo menos dois pares no armário para alternar nos treinamentos. Isso porque, alguns tênis possuem micro bolhas para amortecerem os impactos. Essas micro bolhas se amassam durante o treinamento e só voltam ao normal entre 24 e 48 horas, dependendo do fabricante.

Prefira os tênis de amarrar, eles dão mais estabilidade. Já para as provas e treinos longos, escolha os modelos mais reforçados e quando o percurso for menor, de até dez quilômetros, prefira os mais leves, isso facilitará o seu desempenho.

O calçado ideal para a prática de exercícios é o que protege os seus pés, joelhos e coluna com conforto, estabilidade e distribuição dos impactos. Hoje vamos finalizar o tema sobre tênis com algumas dicas para você prolongar a vida útil desse seu assistente constante na prática de exercícios:

  • Não use seu tênis de corrida para outros esportes como tênis, futebol ou basquete;

  • Após corridas em solo úmido, seque totalmente o tênis, inclusive as solas, mas não use secadora;

  • A durabilidade depende da confecção do tênis. Alguns duram mais porque são feitos com materiais mais resistentes;

  • O peso do calçado interfere na durabilidade e, geralmente, os tênis muito leves duram menos. Por isso os de corrida, que são mais leves, se desgastam mais rápido do que os de treino;

  • Particularidades e hábitos pessoais também influenciam na durabilidade do calçado;

  • Corridas em asfaltos provocam mais desgastes do que em gramados ou solos macios;

  • A intensidade de pronação ou supinação da pisada também interfere na vida útil do calçado.

  • Um tênis não pode estar grudado no pé, por isso opte por comprá-lo sempre ao final do dia ou após o treino, quando os seus pés estarão mais irrigados e, perceptivelmente, mais inchados.

    Se você seguir essa orientação, automaticamente o tênis se acomodará melhor nos seus pés, deixando-os confortáveis e com espaço para movimentar os dedos durante a prática do exercício. Não esqueça também de provar os dois pares do calçado por causa das diferenças de um pé para o outro.
    Agora que sabe um pouco mais sobre o assunto, avalie sua pisada, e faça a escolha certa!

    Bons treinos.

    Fonte : www.webrun.com.br

    Yara Coltro , Consultora Webrun de Dicas de Treinamento. É professora de educação física formada pela OSEC, técnica nível I da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) e também da Confederação Brasileira de Atletismo (Cbat). Já foi colunista da Band News FM e hoje é diretora da IRONMAN Assessoria Esportiva.

    Um comentário:

    1. Olá, bom dia! Gostaria de conversar sobre publicidade. Caso seja de seu interesse, peço que entre em contato comigo através do e-mail: caiovictorbr@gmail.com

      ResponderExcluir