segunda-feira, 1 de março de 2010

Brasileiras vencem Mundial de Fast Triathlon no Rio.

Atletas do Brasil e de outros cinco países disputaram na manhã deste domingo, dia 28, o Mundialito Feminino de Triatlo Rápido na praia de Icaraí, em Niterói. A prova mais veloz da categoria é formada por três baterias. Em cada bateria, as competidoras percorrem 250m nadando, 3.600m pedalando e 1.200m correndo.

O time brasileiro era formado por Pâmela Oliveira, Flávia Fernandes e Vanessa Giannini. A prova contou também com a participação de equipes do Canadá, Rússia, Itália, Argentina e Espanha. A disputa foi acirrada durante quase toda a competição, mas a comemoração foi verde e amarela.
Pâmela, cujo forte é a natação, mostrou melhor desempenho no ciclismo e venceu duas baterias, a primeira e a terceira. As outras atletas brasileiras conseguiram aumentar sua pontuação ao longo da prova, garantindo o primeiro lugar do país na classificação geral.
Pâmela Oliveira venceu com folga a primeira bateria do Mundialito Feminino de Triatlo Rápido. Ela conseguiu abrir uma vantagem de quase 300m para a segunda colocada, a italiana Daniela Chmet. A brasileira correu mal na areia, após a largada, se recuperou na natação e conseguiu se distanciar no ciclismo, modalidade em que tinha mais dificuldades. Ela marcou 19 pontos nesta etapa. A italiana foi a segunda colocada, com 18 pontos. Flávia Fernandes e Vanessa Giannini não tiveram um bom desempenho.

A segunda etapa foi difícil para as brasileiras. Pâmela Oliveira saiu da água em primeiro lugar, mas, ao longo dos 3.600m percorridos de bicicleta, foi ultrapassada por Daniela Chmet mais de uma vez. A brasileira terminou o ciclismo na frente, se atrapalhou durante a transição para a corrida e Daniela conseguiu a dianteira novamente. A bateria terminou com a italiana marcando 19 pontos. Pâmela foi a segunda colocada, com 18 pontos. Flávia e Vanessa foram quarta e sexta colocadas, respectivamente, fazendo com que o Brasil superasse a Rússia na classificação geral.

Na última etapa, Pâmela Oliveira e Daniela Chmet terminaram a natação quase juntas, mas a italiana tinha uma pequena vantagem. Daniela largou na frente no ciclismo e Pâmela conseguiu ultrapassá-la com dificuldade. Manter a primeira posição não foi fácil e a brasileira contou com a ajuda da equipe para ganhar a prova. Fazendo um trabalho tático, Flávia Fernandes se revezou com Pâmela na primeira posição. A rival já não era mais Daniela, mas uma russa. Pâmela partiu para a corrida em primeiro lugar e começou a impor um ritmo intenso às adversárias.
Pâmela Oliveira terminou a prova agitando uma bandeira brasileira que havia sido jogada pela torcida. Ela marcou 19 pontos na última bateria e venceu a competição. O Brasil foi o campeão do Mundialito Feminindo de Triatlo Rápido, com 119 pontos na classifcação final. A Rússica ficou em segundo lugar, com 97 pontos. Com 79, o Canadá foi o terceiro colocado. Itália foi a quarta colocada, com 77 pontos e a Argentina ficou em ultimo lugar, com 41.
As brasileiras comemoraram efusivamente dançando e as atletas dos outros países se juntaram a elas. Aparentemente, as russas não gostaram muito do resultado e ficaram fora da festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário