quarta-feira, 26 de maio de 2010

O que é um IronMan? Para muitos, um personagem de filmes, de desenhos. Para nós triatletas, um teste para o corpo e para a mente!!!!


Olá Galera!

Hoje venho falar um pouco mais dessa prova que cresce o numero de adeptos a cada ano, não se trata do super herói da tv, dos filmes, e sim de uma prova de Triathlon, que exige uma determinação sem igual de quem o pratica.

Esta modalidade extremamente exigente de triathlon foi proposta pela primeira vez pelo comandante da marinha americana John Collins e sua esposa para encerrar uma discussão surgida durante a cerimônia de premiação de uma prova de corrida do Hawaí sobre qual seria o atleta mais resistente: nadadores, corredores, ou atletas de outras modalidades. Eles sugeriram combinar três provas já existentes que deveriam ser completadas sucessivamente a saber: the Waikiki Rothwater Swim que compreendia aproximadamente 3,8 km de natação, a the Around-Oahu Bike Race que originalmente acontecia em dois dias e percorria aproximadamente 180 km de ciclismo e a maratona de Honolulu. Collins então disse: "Quem terminar a prova em primeiro lugar será chamado o homem de ferro".

No dia 18 de fevereiro de 1978, em pleno verão havaiano, ele e mais 14 pessoas realizaram a primeira prova Ironman, após tempo dado para treinarem. Uma simples brincadeira deles, que eles não tinham noção da proporção que essa prova iria tomar futuramente! Até mais ou menos metade da maratona John Collins liderava a prova. Mas essa altura Gordon Haller assumiu a liderança, vencendo a prova e tornando o 1.º IRONMAN de todos os tempos!

O primeiro "homem de ferro" nadou os 3,8 km em 1 hr e 20 min pedalou os 180 km em 6:56 h e finalizou com uma maratona em 3:30 h, totalizando 11:46:40 h de prova. Dos 15 participantes que iniciaram, 12 completaram a prova.

O tempo de duração de uma prova de Ironman pode variar entre 8 e até 17 horas, dependendo da condição física e preparo do atleta. Os atletas profissionais competem por prémios em dinheiro e a chance de disputar o campeonato mundial no Havaí.

Treinar para o Ironman requer disciplina e dedicação. Em geral, os treinos duram entre 13 e 20 semanas e consistem de uma rotina pesada de 2 treinos diários, alternando esportes (natação/corrida, ciclismo/musculação) complementados por treinos longos de corrida e ciclismo nos finais de semana. Os treinos mais longos podem atingir até 8 horas.

É recomendado, porém não obrigatório, que o aspirante a Ironman inicie seus treinos treinando para competições mais curtas, como triatlos olímpicos e meio Ironman (metade da distância de uma prova de Ironman), antes de treinar para o Ironman). Experiência em outros esportes também ajuda.

Diversas assessorias esportivas oferecem programas de treinamento e orientação individual para participar de uma prova de Ironman. É extremamente importante contar com apoio profissional antes de iniciar um treino para o Ironman ou qualquer outro esporte.

Ironman Brasil : dia 30 de Maio de 2010 - Florianópolis SC

Não há estatísticas oficiais a respeito do número de participantes de Ironman no Brasil. Organizadores do Ironman no Brasil estimam em 15.000 o número de atletas praticantes, sendo os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Minas Gerais , Paraná , Rio Grande do Sul , Santa Catarina e Bahia, os que mais concentram praticantes. Esse ano estão inscritos mais de mil atletas. o que significa que teremos grandes disputas em várias categorias.

Para 2010, o Ironman Brasil contará com grandes nomes do Triathlon mundial, sem falar nos grandes atletas que sempre dão show e mostram que a cada ano a evolução no esporte é nítida.

Amadores : Atletas que conheço, que trabalham duro durante o dia todo, são professores, empresários, enfim... pessoas que se dedicam como podem ao Ironman, e mostram muita dedicação em dias de treinos. destaco:
Ciro Violin, que é disparado a ser o melhor amador ;
Wagner, meu técnico que divide a vida em família, aulas e treinos para o Iron;
Fredão, uma grande figura, que reside em Araguari MG, empresário, que a anos se dedica as competições de triathlon em todas as distâncias;
entre outros grandes amigos....

Elite: Pessoas que vivem do esporte, trabalham dia após dia em cima de suas bikes, buscando a melhor forma física, força e muita resistência.
Reinaldo Colucci, considerado uma promessa para essa distância, e imbatível em provas de triathlon no Brasil esse ano, e vem mostrando todo seu talento para buscar a vaga para sua segunda Olimpíada;
Santiago Ascenço, atleta Goiano, que a muitos anos briga por boas colocações em provas nacionais e internacionais, estreando esse ano em Floripa, mas com grande pressão de estar entre os primeiros, por ter uma performance muito forte no ciclismo e uma corrida espetacular;

E sem deixar de falar de grandes nomes como: Oscar Galindez, que é um Argentino radicado no Brasil a anos, e com certeza mudou a cara do triathlon no pais, grande atleta de Iron, esse ano busca mais um título no Brasil. Eduardo Sturlla, Argentino, Campeão em 2009. Vem com força total para mais uma vitoria.

No feminino não tem surpresa da participação de Fernanda Keller ( 46 anos ), já correu mais de 20 Mundiais de Iron no Hawai, que esse ano busca mais uma vez a vaga, brigando com Ariane Monticelli, que vem mostrando a raça brasileira em provas de longa distância e a atual Campeã Dede Griesbauer.

Agora quem acompanha o blog, saberá um pouco mais sobre a modalidade, algumas curiosidades e ainda o por que que Reinaldo treina tanto. ( vídeo postado dias atrás).

Um grande abraço, Boa prova a todos os malucos que vão correr o Iron, são malucos mas admiráveis.... e bons treinos.

Simon Leonel

Nenhum comentário:

Postar um comentário