sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Atletas Catalanos entre os melhores do Mundo.

Olá Galera!

Este fim de semana foi muito produtivo para os atletas de Catalão em competições Nacionais e Internacionais. Sempre mostrando muita força de vontade, sempre superando os obstáculos que são pra todos, mas talvez por estarmos em uma região que não da muita ênfase no esporte a não ser as verbas destinadas a times de Futebol, temos grandes talentos, temos grandes atletas de ponta e que estão representando a cidade , o estado e o Pais aqui e lá fora, com muito raça, determinação, buscando seu espaço no esporte de alto nível.

A cada prova um otimo resultado, a cada desafio uma recompensa de saber que está no caminho certo, que essa busca pela perfeição, esse investimento em equipamentos caros, de ponta, com tecnologia, enfim... tudo que estamos fazendo no dia a dia esta vindo com bons resultados e mostrando que a cada dia Catalão está entrando para o mundo do esporte com mais força, com mais talento e muita raça.

As provas são distantes, os gastos são muitos, e a cada prova dessa, conheço novas pessoas, novos atletas, muitos com grande apoio de familiares, de Prefeituras, do estado, muitos com grandes possibilidades, muitos fazendo um circuito forte, buscando as melhores provas. Enquanto que nós aqui não temos oportunidades, sempre viajamos com dificuldade, vamos onde o dinheiro que temos dá pra ir. Temos chances de estar entre os melhores em provas em qualquer lugar. Isso levando o nome da cidade de Catalão ao Podio, muitos já nos conhecem e sabem a força que temos, mas por aqui isso parece estar cada dia mais apagado, temos algumas pessoas que estão do nosso lado, divulgam nos jornais, no boca a boca, mostrando que estamos representando bem nossa cidade.

Essa semana depois do meu pódio em Santos, recebi muitos recados, muitos amigos que sempre me incentivam, o Fábio Branco que havia conquistado a 2ª Colocação no Rhoto Ironman 70.3 Miami. Terminou sua prova e já veio ver meu resultado, deixando um recado em minha pagina, parabenizando pelo feito e sabendo a dedicação que temos e o que passamos no dia a dia, já sabendo que foi uma prova de superação. Juntos somos muito mais. E fico feliz de fazer parte desse ciclo de amizade que me fortalece e me da mais força pra seguir.

Infelizmente sempre vemos em provas muitas cidades,. estados, investindo em seus atletas, levando seus atletas para as melhores provas, nos melhores lugares, colocando eles sempre entre os primeiros, divulgam isso, investem em estrutura, e nós aqui com toda essa estrutura para o esporte, cidade tranquila, otimos lugares de treinos, centenas de pessoas praticando o esporte ao ar livre, buscando mais qualidade de vida... e fica por isso mesmo. Não tem incentivo a prática ao esporte, não se faz eventos relacionados a esporte, não se tem uma corrida de rua, um torneio de peteca, de volei de areia na represa do clube do povo, não se faz campeonato de Skate pra garotada que fica treinando na pista. Não tem faz nada a não ser se alguém de fora, ou alguém que esta praticando algo faça. Exemplo as provas e passeios de Mountain Bike, que são realizados por atletas. Se não for assim... só temos torneios que o time da cidade esteja envolvido. Lamentável !

No Facebook um grande amigo da época da natação, e uma pessoa que praticamente vi crescer, o João Paulo me disse em minha foto do pódio : " Parabéns Simon, Catalão agradece por estar bem representado, por um atleta que coloca o esforço acima de todos os empecilhos. Abraços fera. Sucesso Sempre!" Fico muito feliz quando recebo um recado, um comentário de algum amigo daqui de Catalão, pois se não fossem os amigos, nunca teria recebido um PARABÉNS ! de alguém responsável pela cidade, da Secretária de Esporte, quem quer que seja. Ano passado fui ao Mundial... O que tive de incentivo ? Nada ! tanto faz estar representando a cidade ou não. Por que não nunca faz diferença estar entre os melhores, ganhar alguma prova, ou estar entre os últimos. não vamos receber elogio, agradecimento, parabéns de ninguém. Na verdade eles nem sabem onde vamos correr, quando vamos, e como vamos.

No inicio do ano em uma conversa no Twitter um amigo questionou a ajuda ao esporte amador da cidade, e alguém respondendo pelo Prefeito disse que isso seria resolvido, que iria ter sim. que fariam provas aqui na cidade. ele ate disse que iria salvar a mensagem pra que fosse cobrado isso depois. Até hoje não vi nada. estamos em Novembro. chegando ao fim do ano. e o que teve aqui na cidade ???????? Nada!

Muitos podem achar que sempre falo aqui sobre essas coisas, que sempre desabafo, mas na verdade fico indignado em ver tantos talentos desperdiçados, eu já estou com 29 anos, mas tem muitos com 15, 20 anos, que podem ser grandes atletas, que poderiam estar se destacando de alguma forma em provas no Mundo. E estamos aqui parados no tempo. Se não fosse o SESI, e a persistencia do Professor Rildo, onde estariam as crianças que fazem atletismo em Catalão ????? Não se tem estrutura, não tem uma pista para esses atletas, e são campeões estaduais, já fazem parte de ranking nacional. convocados para provas internacionais, e não se ganha um tenis pra correr. não tem ganha um incentivo pra continuar treinando. e já vi muitos talentos parando.

O esporte faz parte da educação das crianças, faz parte do crescimento, da formação de uma pessoa melhor, disciplinada, dedicado e focada. Melhora o estudo, o desempenho na escola. Da oportunidades a crianças que não tenham condições para viajar, conhecer lugares, vivenciar uma competição, o espírito de uma atleta. sentir a emoção de estar competindo, fora das ruas, das drogas, dos vícios da vida cotidiana. A criança no esporte, e uma criança mais feliz, mais viva, mais saudável.

Conheço a história do Raphael Mesquita, em alguns lugares conhecido como Catalão, ou por aqui como Brasília. Um atleta de alto nível, que deixou sua família que se mudou para Brasília, ele voltou pra Catalão pra  treinar, se dedicou muito, morou em casa de amigos, uma família levava comida pra ele na oficina, dormia na loja por um tempo, por não ter onde morar, enfim, uma historia de superação a cada dia, hoje tem uma ajuda da JC Bikes de Brasília, o que lhe possibilita competir com mais frequência. Mas não poderíamos investir nesse atleta, que está entre os melhores do pais e do mundo no Mountain bike ? Não poderíamos ter um incentivo a um atleta desse, que sempre enfrenta dez leões quando acorda pra sair pra treinar e ainda trabalhar, e quando chega no fim de semana sobe no pódio e o locutor da prova diz : Campeão!!!! Raphael Mesquita de Catalão - GO . Em prova internacional. Não seria uma divulgação da cidade? não seria bom para o esporte daqui ter um atleta de nível ? Com certeza a dezena de atletas que tem hoje aqui dessa modalidade, tem ele como exemplo, como ídolo, como um cara que é um atleta de verdade. não que disputa provas no fim de semana, ele se dedica o dia todo a isso. Treinar, treinar e treinar....

Esse fim de semana O Raphael juntamente com um atleta de Brasília, Foi 4º colocado Geral e Campeão na categoria Brasil, no Brasil Ride, uma prova de 7 dias, percorridos mais de 600 km. perdendo apenas pra uma dupla das duplas da Republica Tcheca, Portugal e Espanha. Se tornando o destaque da competição e colocando o Brasil no pódio.

Como sempre venho aqui não falar só por mim. Mas acham que um título desse, uma conquista dessa não devia ser valorizada? divulgada ?

Mas é assim sempre... somos atletas para as outras cidades, para outros atletas que sabem o valor que temos dentro de cada esporte, mas para quem poderia investir, quem poderia estar ajudando a crescer, a incentivar o esporte por aqui... Não somos nada!

Saldo positivo pra nossos amigos e pessoas que acreditam em nós.

Raphael Mesquita - 4º Geral e Campeão da Cat. Brasil. Na Ultramaratona de Mountain Bike. em Mucugê na Bahia .

Fábio Eduardo T. Branco - Vice Campeão na Cat. 35/39 anos. no Rhoto Ironman 70.3 Miami. Fazendo uma das melhores parciais no Ciclismo. Triathlon

Simon Leonel - 4º na Cat. 25/29 anos. Amador Olímpico - Troféu Brasil de Triathlon e ficando entre os 10 Geral Amador. Santos-SP

Desculpem o desabafo, mas é lamentável ver essa situação .

Abraços

Simon Leonel

Nenhum comentário:

Postar um comentário