sexta-feira, 24 de junho de 2011

Evolução .....

Olá Pessoal,

Hoje após um treino que fiz na Piscina do SESI em Catalão, estava fazendo uma analise de meus tempos quando treinava somente para competições de natação, treinava 2 horas por dia, tinha um treinador ao lado da piscina o tempo todo cobrando tudo, ritimo, força, velocidade, resistência, postura, corrigindo a braçada marcando tempos, tentando manter o rítimo nadando ao lado de grandes atletas. a piscina lotada , etc. O que tinha de equipamento para treinos naquela época e o que temos hoje e a diferença que sinto hoje nos treinos sozinho. Treinos focando nadar provas de 750 metros ou 1.500 metros no Triathlon. Vejo a piscina vazia, antes tínhamos alunos em todos os horários. Atletas fazendo treinos na equipe de aperfeiçoamento, Treinamento e iniciação.

Piscina Vazia
São grandes as mudanças, infelizmente hoje em catalão não temos uma equipe de natação que dispute provas  de Campeonato Goiano, Centro-Oeste, Sudeste, muito menos Brasileiro de Natação. Antes tínhamos competições em todas as escolinhas de natação de catalão em um circuito com 5 etapas e etapas com mais de 100 atletas, participamos várias vezes em competições de Natação no Triângulo mineiro, e obtendo sempre os melhores resultados sendo campeões em quase todos os campeonatos.

As competições incluía a todos da família, os pais e irmãos torcendo da lado. Os amigos de colégio iam prestigiar as competições, a mídia fazia várias reportagens sobre os eventos, sobre a falta de patrocínio de alguns atletas que já estavam em nível nacional. Tivemos Atletas disputando medalhas em Campeonatos Brasileiros, fomos sempre bem representados. Mas confesso que ao voltar a morar em Catalão, fiquei muito decepcionado por ver que a natação que era referencia na região, no Estado, estava sendo esquecida, não só pelos clubes e escolinhas ou professores , mas também pelos pais, e também pelos próprios atletas que desistiram nas primeiras dificuldades nos primeiros obstáculos, e junto disso com certeza os que estavam no meio de deixar esfriar e não incentivar mais a pratica desse esporte tão maravilhoso.

Falando um pouco sobre isso e fazendo essa analise de que a evolução no esporte está acontecendo a cada segundo, a cada dia estão surgindo mais e mais equipamentos, roupas tecnológicas, treinamentos específicos, os técnicos cada dia mais atualizados, e investindo em novas técnicas para o melhoramento de seus atletas, buscando o conhecimento. Onde a natação de Catalão evoluiu ? Não estou fazendo nenhuma crítica aos professores, e graças a Deus tenho muitos amigos que são, e vejo que alguns até buscam essa evolução, buscam conhecimento, mas na maioria das vezes não tem em quem aplicar esse conhecimento. Uma pena!

Vejo que em muitos lugares as coisas vão acontecendo, evoluindo e surgindo talentos, Nós temos muitos talentos, as vezes em mãos erradas, ou talentos isolados, sem nenhuma estrutura seja ela física ou seja ela metal. Além de estarem brigando consigo mesmo para continuar motivado a treinar, ou pelo simples fato de amar aquilo que faz.

Dias atrás o SESI organizou uma competição de natação, fiquei muito feliz por estarem voltando a incentivar a pratica e também com as competições os atletas ficam mais motivados a treinar, a melhorar seus tempos, suas técnicas. Vejo um esforço muito grande de uma professora tentando motivar seus alunos, sendo que a maioria deles são atletas mais velhos, crianças são poucas, mas já foi válido a iniciativa. Uma pena eu não ter participado, mas estava em Brasília para a disputa do Sesc Triathlon. Mas fiquei na torcida pra que fosse legal e quando cheguei vários atletas vieram me contar os tempos, as colocações todos felizes, e dizendo que vão treinar pra que na próxima consiga melhorar. Isso é muito legal ! Mas ainda está muito atrás de cidades bem menores que a nossa, e que possuem vários projetos de iniciação esportiva e incentivo ao atleta competitivo.

As vezes termos mais condições financeiras que o outro não é motivo pra que se tornemos melhores que o outro, penso que junto com a evolução de equipamentos, no caso do Triathlon, ter uma bike do ano, com valores acima de 20 mil reais, pesando mínimos 7 kg, isso não fará com que você ganhe uma competição, fará muita diferença com certeza, mas se não estiver treinado, periodizar os treinos, manter uma alimentação adequada, essa tecnologia só deixará esse atleta mais bonito em cima da bike, as vezes com uma postura mais aerodinâmica, com um capacete legal, desfilando pelas provas, mas faltando perna, faltando força pra tocar o pedal .

Bikes incríveis 
A cada dia estamos sendo surpreendidos pelas evoluções anunciadas, seja em tecnologia de amortecimento dos tênis, leveza, temos hoje até tênis apropriado para cada tipo de pisada. Capacete leve que diminui o arrasto do vento, sapatilhas com solados que ajudam a potencia da pedalada, roupas que respiram, acessórios que ajudam o atleta na recuperação como meias de compressão, rodas que são mais rígidas, aerodinâmicas, até mesmo rodas fechadas de fibra de carbono, tudo muito caro, mas estão ai pra serem usados como aliados. Já por outro lado temos a ciência cada vez mais avançada, descobrindo a cura de várias doenças, e ao mesmo tempo deixando o esporte mais exposto a críticas, deixando o esporte de certa forma desigual .
Uso descontrolado de Medicamentos

Recentemente fomos surpreendidos por vários escândalos de doping no esporte, no Atletismo, no Triathlon , na natação no Futebol etc. a cada vez que surge algum caso, ficamos nos perguntando até onde isso vai? Qual seria a maneira mais justa de impor limites para os atletas? Onde está o valor do treinadores ? da família? Muitos não pensam nisso, outros já buscam forças internas, treinos exaustivos, usando a genética a seu favor.

A evolução no esporte vem acontecendo...

Mas será que de uma forma correta ? em todos os lugares ? todas as pessoas estão tendo acesso a essa evolução ?Estão tendo o direito de buscar seu espaço, estão sendo educados para que la na frente se tornem atletas de caráter, atletas preocupados com os valores morais? São perguntas que muitos tem respostas, muitos sabem o que significa, mas em muitos lugares isso está sendo esquecido.
O esporte em muitos casos podem mudar o destino de muitos pessoas, de muitas crianças, o incentivo ao esporte, pode abrir portas para que outros possam vir a praticar e gostar de certa modalidade.

Hoje não somos apenas pentacampeões do Mundo no futebol, somos também campeões com o volei, com a natação, com o hipismo, com o atletismo com a ginástica, enfim... temos outros esportes para serem divulgados, para serem patrocinados, e que precisam de investimento .

A conclusão que faço é que estamos ficando pra trás de muitas cidades, estamos ficando pra trás de muitos países  e que o esporte também faz parte da educação de todos. Pois nos prepara para a vida, nos disciplina e nos ensina o valor em trabalhar em grupo, a dar valor a família e ao pouco que temos. Nos torna mais fortes, mais imunes as adversidades da vida.

Com certeza temos muito o que falar, o que comentar e o que discutir, esse texto foi apenas uma parte do que refleti hoje treinando sozinho, buscando respostas pra continuar no esporte e de como um atleta que quer crescer, que quer algo mais alto, não tem valor em função de resultados, não sou mais que ninguém, apenas sou um lutador, um guerreiro que vence a cada dia uma batalha, que com o pouco está subindo os degraus e levando o nome de uma cidade para muitos lugares, mesmo que não seja reconhecido.

Obrigado aos que acreditam e aos que estão na mesma luta que eu. Pois com certeza vocês são estimulo para meus treinos e para meu crescimento no esporte.

"Tudo que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado".

Simon Leonel

2 comentários:

  1. Concordo Simon! Que saudade daquela nossa época de treinos. Da dusputa saudável, dos amigos pra vida toda, da motivação, esforço, vitórias e derrotas que nos fazem quem somos anos depois. Nostalgia pura! Adson

    ResponderExcluir
  2. Grande Adson. Com certeza tivemos uma boa base pra hoje cada um estar onde chegou. Era compticao a cada treino. A evolucao acontecia sem termos nocao. Hoje quando entro na piscina sozinho da trsteza de lembrar que antes nadavamos ate 4 ou 5 por raia. Saudades dos bons e velhos tempos.

    ResponderExcluir