terça-feira, 7 de junho de 2011

Atletas Catalanos se destacam em Cenário Nacional.

A cidade de Catalão sempre foi potência no esporte, em 2011 os atletas vem se destacando em provas a nível Nacional.

Temos Rafael Mesquita e Hiury Marinho do Montain Bike na seleção Brasileira permanente. Simon Leonel com vaga para o Mundial na China e Liderando o Ranking Nacional da Cat. 25/29 anos no Triathlon. Sem falar nos atletas dos esportes coletivos, Atletismo, natação e Etc.

 Onde estaria o apoio e o incentivo ao esporte amador em Catalão? Pra que serve a Secretaria de esportes em um município? Por que a cidade não realiza eventos para os atletas da região? É preciso vir pessoas de outras regiões para organizar eventos?

 Os atletas estão competindo provas a nível Nacional e não tem divulgação na mídia (com algumas exceções).

Os atletas sobem no pódio das principais provas do pais e quem seria responsável pelo esporte na cidade nem sabe .

Venho falando sobre isso a algum tempo, e não tive resposta de nada disso, não tive nenhum comunicado ou sequer uma posição sobre os argumentos, isso não é só o Simon Leonel que escreve no Blog que está procurando respostas, semana passada falando com o Rafael Mesquita sobre a semana que ele ficou junto com os atletas da Seleção Brasileira Permanente de Montain Bike em Sorocaba-SP, ele me disse da experiência, das palestras que tiveram, do incentivo que os atletas de algumas regiões do pais tem, do suporte que os atletas recebem, e me disse chateado por estar sempre representando Catalão, e não ter nenhum reconhecimento .

Somos atletas, dedicamos nosso dia a dia para treinar, buscar evoluir no esporte em que praticamos, buscando formas de estar preparado para os desafios que iremos enfrentar em uma prova a nível Nacional e a nível Mundial. Alguns de nós agora que começamos a colher os frutos de uma plantação antiga, de sementes plantadas anos e anos atrás.

Mas de nenhuma forma foram regadas e as vezes como as plantas, secavam e quase morriam, ou melhor dizendo paravam de treinar por falta de ajuda ou de um incentivo qualquer.

Rafael Mesquita ainda me disse que se não fosse o apoio que tem de sua equipe que é do Distrito Federal, ele não estaria competindo, pois recebe equipamento e ele ajuda a tocar a filial da loja JC Bikes . Lamentável situação de um grande atleta, no momento eu posso dizer que o atleta de mais destaque da cidade e um dos mais fortes do Estado, ficando sempre entre os melhores em qualquer prova no pais.

Temos grandes empresas, poderíamos estar com algum projeto de incentivo ao esporte aqui na cidade, estamos próximos a Olimpíada, a Copa do Mundo, e não temos projetos direcionados para isso. Em várias regiões do Brasil se fala em projeto Rio 2016, em Centros de Treinamento para atletas de base, em investimentos no esporte para que o Brasil seja bem representado, mas por aqui não vejo nada disso a não ser aqueles técnicos que fazem tudo por sua conta, vão em busca de provas e de ajuda para um ou outro evento.

Temos estrutura pra ter um centro de treinamento em Catalão, temos atletas pra isso, técnicos pra isso, mas não tem investimento .

Esse fim de semana corri o Brasileiro de Triathlon Olímpico em Ilhéus na Bahia, sendo 2º colocado na cat. 25/29 ano e 10º colocado Geral. resultado expressivo, pra muitos isso é pouco, mas para quem acompanha meus treinamentos, minha rotina no dia a dia, meus esforços para conseguir viajar, minha determinação em conseguir melhorar minhas marcas, superar os obstáculos e enfrentar tudo e todos para continuar fazendo o que mais gosto e o que mais me da prazer. Esse resultado foi fruto de muitos treinos, muita dedicação, horas e horas em cima da bike, nadando sozinho... correndo com uma antiga lesão, mas me superei e tive recompensa.

Na semana que vem dia 15 /06 até 15/07 estará fazendo as inscrições para o Mundial em Pequim na China, confesso que estou um pouco ansioso com essas datas, pois ano passado tive um grande apoio, vendi rifas e consegui ir para a Hungria, esse ano não tenho apoio financeiro suficiente para estar competindo nem as provas no Brasil, estou fazendo milagres e ainda viajando com ajuda financeira de amigos, mas estou representando com força e muita raça minha cidade e meu estado. Os valores serão mais altos que no ano passado, e com certeza será uma luta muito grande até 15/07 pra conseguir me inscrever e ainda conseguir a quantia necessária para estar competindo o Mundial.

Espero ter o reconhecimento e a ajuda de empresas, secretária de esportes, prefeitura, representantes de Catalão, o que for, para que eu possa competir essa prova, e espero que em um futuro bem próximo, as pessoas comecem a ver os atletas de Catalão como verdadeiros atletas, não como esportistas de fim de semana. Pois temos muito potencial, só não temos estrutura pra continuar brigando por títulos. E lembrar que Catalão não tem só jogador de futebol . ou só o time de futebol.

Abraços a todos e estou sempre na torcida por todos meus amigos que estão na mesma batalha.

Simon Leonel

4 comentários:

  1. Força e fé. Parabéns pelas conquistas. Voce é um guereiro.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado. Você sabe o quanto estou batalhando e tudo que venho passando esses ultimo tempos. Obrigado pela força de sempre. Você também faz parte dessas conquistas.

    ResponderExcluir
  3. Eu passo por isso a mais de 20 anos em minha cidade.
    Esta merda aqui não faz nada pelos atletas....
    a não ser que vc tenha um "padrinho".
    Tenho apenas apoio de empresas privadas.
    Ainda bem que existem elas.

    To vendo que o mesmo acontece aí.

    Uma coisa é fato: Leme-SP e Catalão-GO são uma porcaria de cidade para o incentivo ao esporte.

    ResponderExcluir
  4. É Ciro...
    Vejo que isso acontece em muitos lugares, tenho recebido email de muitos que estão na mesma situação, mas como disse a alguns... eu poderia estar sendo egoista e falar comente em meu nome, mas o que quis foi mostrar que temos muitos talentos, pessoas com muito potencial, se destacando e não temos nem o nome divulgado pela mídia o que já seria um incentivo e uma amostra que estamos atuando e bem em prova no pais e em várias modalidades.
    Grande abraço Ciro. Parabens pelas conquistas, fez uma otima prova e estou sempre na torcida por vc pois é um grande atleta e uma pessoa incrível.
    Sucesso pra vc e vamo que vamo.

    ResponderExcluir