sábado, 3 de julho de 2010

Treinamento Funcional

Cada vez mais pessoas que praticam esporte, independentemente do nível em que praticam, buscam métodos de se condicionar para suportar as demandas tanto físicas quanto energéticas de suas modalidades, para isto muitas vezes estas pessoas realizam paralelamente ao esporte escolhido um treinamento que busca aumentar valências físicas como força, potência, velocidade e flexibilidade.

Eu posso até falar um pouco sobre o assunto, pois sempre em minhas series de treinamento na academia, estão juntos os exercícios que fazia quando treinava circo, e muitos deles ajudam e muito no meu condicionamento, postura e equilíbrio. Além de treinar sempre a concentração e agilidade com malabares.

Na maioria das vezes este treinamento envolve padrões de movimentos e sistemas energéticos que em nada se assemelham aos utilizados no esporte praticado.

Este treinamento tem sua base científica no princípio do treinamento esportivo conhecido como princípio da especificidade, este princípio diz que as adaptações, tanto energéticas quanto motoras, são específicas ao esporte praticado, por exemplo, ser um bom ciclista não quer dizer que será um bom corredor, pois as adaptações motoras e fisiológicas necessárias para um bom desempenho em uma prova de ciclismo são diferentes das necessárias a uma prova de corrida então não se pode treinar uma pessoa para realizar uma prova de ciclismo pondo o mesmo pra treinar um uma pista de corrida.

Não podemos nos esquecer do grande suporte que este tipo de treinamento oferece como uma forma bastante eficaz de se proteger as articulações e músculos envolvidos com o esporte, pois sabemos que o treinamento funcional é usado para prevenir futuras lesões esportivas, tanto que hoje os grandes times de futebol, trabalham com esta forma de treinamento com este objetivo, conseguindo com isso resultados muito efetivos.

Visto também que os jogadores de futebol tem uma estrutura sem igual para treinamentos e estágios de recuperação .

Alguns exercícios são muito complicados ao se ver, mas são bem fáceis na pratica, ajudam muito na definição muscular, aumentam o equilíbrio, e da muita força.

Sempre treino parada de mão, onde utilizo uma grande quantidade de músculos, trabalhando a força, resistência e muito equilíbrio. De uma forma ou de outra sempre faço esses exercícios, pois não consigo deixar de treinar os números que apresentava no circo, mas desde quando começou a dar resultado também em meus treinos de triathlon, passei a focar mais nos treinos funcionais.



Essa é a posição da parada, pode ser feita com alguém do lado, que te ajude no equilíbrio até pegar o jeito, mas a intenção é ficar parado sozinho, e fazer a subida com a força do abdomem e descer também.

Além de ser divertido, ficar de ponta cabeça estimula várias coisas ao mesmo tempo: braços, ombros, confiança, equilíbrio, deltóides etc. E eu mencionei que é divertido?

Uma dica importante:

O corpo deve estar bem aquecido para executá-la com segurança.

Existem várias maneiras de se treinar parada-de-mão:

- Treine apoiado em uma parede, fique o máximo de tempo que conseguir.

- Treine sem apoio, reto, sem andar com as mãos. Se andar, comece de novo.

- Treine sem apoio, tente não cair de qualquer jeito. Pode andar com as mãos.

Ai esta alguns vídeos legais pra vocês curtirem um pouco.






Bons treinos a todos .

Simon Leonel

Um comentário:

  1. Choks...
    Adorei o texto, as dicas, os vídeos...
    Eu lembro de uma apresentação sua lá na pousada....vc faz perfeitamente a parada!!!! Legal que vc continue treinando o circo e que isso te ajude no triathlon!!!
    Fico feliz...
    Espero que continue assim e mtas vitórias virão!!! Torço sempre, vc sabe...

    BJokasssssss
    Helô

    ResponderExcluir