quinta-feira, 13 de junho de 2013

Bike Fit - Impressões de Simon Leonel

Bom dia,

Quando se fala em Bike Fit, hoje em dia ainda temos muitos questionamentos sobre o assunto, sobre os beneficios, sobre a eficiencia, sobre os efeitos durante os treinos e competições.

Pra mim funcionou muito bem, onde pude ter um ganho enorme de eficiencia na pedalada, na força exercida nos pedais, além de melhorar o ganho aerodinamico e a posição em cima da bike.

Após alguns anos no triathlon, e pedalando também em bikes de ciclismo e MTB, pude avaliar e acreditar que são enormes os beneficios de quem se adaptou ao Fit, já em alguns atletas que convivo, o ganho não foi tão expressivo, e muitos ainda desacreditam.

Em conversas com o Fitter Carlos Menezes o qual fez minha avaliação nas duas bikes, venho percebendo a evolução tanto nos atletas que optam por esse ajuste, quanto nas opções e equipamentos utilizados para melhor definir a angulaçao e medidas da bike.

Mais informação sobre o que é o Bike Fit, como funciona e quais são os beneficios, acesse :

http://www.biocicleta.com.br/bf.bf

O fitter após uma avaliação vai lhe indicar o melhor tamanho de quadro, assim podera ter grandes beneficios usando um equipamento que esteja adequado a sua altura, peso, flexibilidade, etc.

Em 2009 eu pedalava uma bike sem Bike Fit. Uma Felt B2. Na qual estava em uma posição confortável, e já conseguia manter um bom ritmo nno pedal. Mas com certeza poderia melhorar. Veja :

 
 
 
Eu vinha pedalando em uma posição confortável, mas ainda muito alta, meu tronco estava em uma angulação mais confortável que uma posição agressiva pra minha flexibilidade. Ou seja, eu poderia estar pedalando bem melhor e mamis rápido. Mas eu ainda não conhecia esses benefícios no Bike Fit.
 
 
Logo depois peguei um quadro B2 Ultra. no qual a geometria já era mais agressiva, mas não era meu tamanho. ai sim quando pude fazer meu primero Fit, e adaptarmos as minhas angulações e medidas em cima dessa bike. 


Aos poucos fui me adaptando as novas posições, um pouco mais baixo, mesmo assim ainda sentindo que não aplicava uma força significativa nos pedais. Mas, já ganhei muito em aerodinamica . Mesmo estando em uma bike maior que o meu tamanho ideal, mas temos que levar em conta que nem todos vão conseguir estar em cima de uma bike do tamanho ideal, assim temos que buscar a melhor posição em cima da bike pra não perder desempenho.

Em 2011 após um problema com o quadro B2 Ultra, pude melhorar minha bike pegando um B2 Pro . no qual era mais leve, no meu tamanho ideal e junto coloquei uma frente mais aerodinamica que ajudou a melhorar e muito a posição em cima da bike.


Na B2 Pro, pude ter um ganho de aerodinamica bem mais expressivo, a força exercida nos pedais em mais aplicada, meu corpo já veio mais pra frente da bike, onde quando pedalava a força era empurrar a bike pra frente, a postura do tronco bem melhor, o conforto na posição de clipe melhorou muito e ganhei em desempenho melhorando muito minhas marcas e conseguindo sair pra correr mais inteiro após a etapa de ciclismo.

Com o passar dos anos, e com a evolução nos treinamentos, melhorando a flexibidade, pude perceber que poderia melhorar o pedal, e usar novamente os benefícios do Bike Fit para ajudar nesse ganho, e cada vez mais usar o equipamento adequado e pedalar na posição adequada para meu condicionamento físico, buscando melhoras de postura e melhoraramento da pedalada.

Recentemente fiz um novo Fit, e estou me adaptando a nova posição, hoje estou com um pedal mais consistente, mais redondo e bem mais condicionado. Sempre venho fazendo trabalhos de flexibilidade, visando evitar algumas lesões e com certeza melhorando minha angulação sobre a bike, já que quanto mais aerodinamico melhor, não esquecendo do meu conforto.

Agradeço ao Carlos Menezes  http://www.biocicleta.com.br/bf.fitter pelas dicas, e espero estar colhendo bons frutos nesse novo ajuste e melhorar cada dia mais estando em harmonia com meus equipamentos.

A posição ficou confortável, agressiva e pelas primeiras impressões estou tendo um ganho maior de desempenho e economizando mais energia durante os treinos mais longos.

A altura no bancoi aumentou, o desnível guidão/Selim também aumentou, a distancia guidão/ Selim diminuiu, ou seja fui mais pra frente e estou mais encaixado na bike.

Ainda temos muito o que melhorar, mas o obejtivo e trabalhar duro, treinar muito e aos poucos ir aprendendo mais e buscando melhores resultados.

Essa foi a posição, resultado do ultimo Fit, agora é treinar e se adaptar .

 
 
 
Recomendo aos que buscam melhor performance, conforto e queiram juntar as duas opções, que façam um Bike Fit, descubra o tamanho de quadro ideal, e que tenham bons treinos e otimos resultados.
 
Forte abraço, e ate a proxima.
 
Simon Leonel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário