quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Mundial de Triathlon

Mundial de Triathlon 
Bom... Confesso que estou sem muitas palavras para descrever o que estou sentindo nesse momento, e o que venho sentindo esses últimos dias. Sei bem que estava preparado fisicamente para o Troféu Brasil, mas ao mesmo tempo não queria aceitar que estava mau psicologicamente já prevendo que todo meu esforço, toda minha dedicação desde o inicio do ano seria em vão. Tudo que planejei para esse ano, não foi concretizado. Na verdade em muitos momentos me senti inútil, vendo algumas coisas acontecerem, os resultados aparecendo, imaginando que isso poderia ser um estimulo para obter algum apoio de minha cidade, ou que alguma empresa acreditasse nesse objetivo como eu acreditei.

No inicio do ano decidi buscar a vaga para o Mundial, decidido que buscaria estar entre os primeiros do ranking, melhoraria meus pontos fracos, e estaria preparado para enfrentar fortes atletas, atletas que com certeza estariam ali buscando o mesmo objetivo que eu. Muitos acham que somos loucos, mas hoje dou graças a Deus por estar no meio de pessoas tão queridas, agradeço de ter conhecido tantas pessoas do bem, que ao mesmo tempo que estão enfrentando os mesmos problemas as vezes, nunca deixam de dizer um oi, ou mesmo mandar uma frase de incentivo, agradeço por ter o prazer de conviver hoje com atletas de Elite, atletas de grande importância no Triathlon, não desmerecendo os atletas amadores, que a meu ver são ma importantes em provas pois na maioria são eles que garantem o sucesso das provas, Enquanto a Elite tem 5,10 atletas competindo... Amadores são centenas.

Copa Brasil - Cuiabá -MT Onde fui 3º colocado e garantindo a vaga para o Mundial
Quando decidi voltar para o esporte, tinha passado uma fase que não estava mais me fazendo bem, eu sempre me entrego muito ao que faço, queria estar ao lado de meus amigos Monitores de Lazer, divertindo... Fazendo aula de circo, mas ao mesmo tempo as minhas atitudes naquele momento não mais eram da minha pessoa, do meu estilo, então decidi sair de um local que hoje volto sempre para recarregar minhas energias, abraçar meus amigos, soltar o sorriso que fica contido na maioria dos meus dias. Não nego que me faz falta. Mas a vida segue ! E com certeza se algum deles ler esse post, vão saber quem são. Pois muito de minha força, ainda vem de pessoas que mesmo distantes fazem parte do meus dias.



Infelizmente poucos foram acreditando junto comigo que isso poderia acontecer, que eu poderia estar participando do maior evento da historia do Triathlon, também no cenário onde foi disputada a Olimpiada, não poderia ser diferente. Assim segui em frente com meu objetivo mesmo sabendo que enfrentaria muitas dificuldades, viajando sempre no limite, sempre com ajuda de amigos e pessoas proximas para pagar despesas das provas, amigos pagando passagem, amigos reservando hotel, amigos pagando inscrição, sem meus amigos com certeza hoje não estaria competindo Triathlon. Fui para Ilheus -BA , onde poderia conseguir os pontos e passar a ser líder do Ranking Nacional da Categoria 25/29. E consegui! com muito esforço, dedicação nos treinos e muita ajuda de amigos. 

2º Colocado no Brasileiro de Triathlon Olímpico - Uma prova de Recuperação e Superação .
Alguns as vezes me questionam o porque de as vezes estar chateado ou estar pedindo apoio, pois aqui no blog tem vários . Saindo um pouco da ética, Hoje tenho 150 reais do Colégio Nacional, 250 reais da CMC, e uma ajuda nas passagens para as competições da Mercantil Construtora. Os demais são apoio: Academia Olímpicos onde falo meus treinos de Musculação a R2L que me deu o uniforme de competição, e tive um apoio muito importante do Rogério Mesquita com Coaching Esportivo no primeiro semestre. Isso para tirar as duvidas do que tenho mensalmente. que são 400 reais. 

A viagem para a China ficaria em média 5 mil reais, isso conseguindo passagens baratas e ficar em quarto duplo, que seria uma viagem de 12 dias. Para se adaptar ao Fuso e conseguir fazer uma boa prova. Fui em busca desse valor, tenho muito a agradecer a TV Pirapitinga e ao Jornal O Diario de Noticias, que me deram um  suporte muito legal, fazendo as matérias de pedido de apoio para o Mundial. 

Mesmo com esse suporte dos meios de comunicação da cidade de Catalão, não tive nenhum retorno das matérias, não tive a ajuda de nenhuma empresa, não tive nenhuma procura da Secretária de Esportes, Prefeitura, nada mesmo. Nem se quer alguém veio me perguntar quando e quanto seria a viagem para o Mundial, infelizmente em certos momentos fiquei mesmo só com o apoio de meus amigos virtuais, amigos de Twitter, Facebook e amigos que me deram uma força financeira, para que eu pudesse ficar mais próximo da ida ao Mundial. Recebi ajuda para concertar meus equipamentos que estavam ruins, Recebi suplementos de amigos de São Paulo,  recebi uma grande ajuda para pagar o Hotel, mas foi ficando muito próximo e a passagem ficou muito cara, não tendo condições de comprar com o que eu tinha. 

Macaquinho da Seleção Brasileira
Quando cheguei de São Paulo minha mãe disse: Chegou uma encomenda pra você. Já sabia que seria meu uniforme da Seleção, não sabia se ficava alegre por ter a oportunidade de receber esse uniforme ou se ficava mais triste ainda, sabendo que não iria usa-lo. Não vestiria esse Macaquinho no Mundial de Sprint.
Esse ano o uniforme veio Top, Macaquinho OG, Agasalho Olympikus . 


Sempre recebo mensagens, recados, email, vídeos de pessoas incríveis, pessoas que de uma forma ou de outra fazem parte da minha vida, fazem parte da minha história. Não sou um atleta de Elite, Não ganho pra isso, não tenho salário, mas a vontade de treinar, de se destacar, de estar competindo provas com um nível alto, com uma estrutura é a mesma de um profissional. Ainda sou um iniciante no esporte, as vezes competindo com atletas com mais de 10, 15 anos de Triathlon, tenho apenas 4 anos. Mas como em todo pais tem, sou mais um atleta que não tem apoio para representar sua Cidade, seu Estado em uma prova Internacional. 

Como já disse a alguns amigos, abracei o Angelo Borin depois do Troféu Brasil e disse a ele, velho estou fora do Mundial, mas estarei aqui na torcida por todos, pois sei o quanto todos batalhavam desde o inicio do ano para estar em forma para representar nosso pais. Sei o que quanto é difícil seguir a rotina de treinos de um Triathleta sem poder se dedicar somente a treinar. Mas com certeza que muitos voltaram com um largo sorriso, não por ter ganho um medalha, mas por sentir a energia dessa prova, por ter a oportunidade de conhecer outro pais e ainda poder dizer que foi a um Campeonato Mundial.

Foi difícil segurar a emoção de escrever o que se passou todos esses meses, fiz um resumão de tudo pois não estou em muitas condições de escrever tudo que passei, mas muitos que me acompanham sabem a rotina que foi até aqui. Entrarei em contato com os que me ajudaram financeiramente, como não vou mais para o Mundial, o que me ajudaram vou retornar a vocês, pois sei que também tem contas a pagar. 

Agradeço as pessoas que me proporcionaram ter um equipamento competitivo, agradeço o patrocínio de uma bike Road, que foi a bike que usei pra conquistar a vaga. Agradeço a pessoa que me ajudou com as peças que troquei na bike de TT, aos amigos que enviaram os suplementos para os treinos.Ao Leo um grande amigo que me ajudou com a inscrição . Ao Time SpadoTTo que sempre estiveram firmes e me dando o suporte necessário pra estar preparado para os desafios. Me treinando e sendo amigo nas horas difíceis. 
Aos Triatletas que sempre falam comigo, me dão dicas, me contam um pouco de sua historia como atletas e suas dificuldades, me incentivando a continuar e mostrando que tudo vale a pena mesmo as vezes sonhando sozinho, seguindo os caminhos sem poder contar com pessoas mais próximas ou com a palavra de incentivo. Mas tem muita gente que acredita e que mesmo distante. Não me deixa baixar a cabeça, não me deixa desistir de sonhar.


Tenho orgulho de conhecer esse grande atleta de técnico Wagner Spadotto, que vem me mostrando os caminhos e me ensinando a ser um atleta melhor, uma pessoa melhor. Respeitando o tempo e as pessoas . 

Mesmo com o descaso que é assim que considero em relação a minha pessoa como atleta, estarei conversando com o Wagner, com algumas pessoas que estão do meu lado, e se for possível e tiver condições, estarei completando o calendário que foi sugerido no inicio do ano, e fazer as etapas seguintes do Troféu Brasil e provas da CBTRI, tendo condições financeiras irei participar sim . Já estou treinando, não vou parar meus treinos por isso, podem ter certeza que isso irá me fortalecer mais ainda e estarei competitivo para brigar por um lugar no pódio nas próximas provas. E como sou federado por Goias e com o nome da Cidade de Catalão até o fim do ano as minhas inscrições estarão como atleta da cidade de Catalão - GO . Mas estou muito desapontado, chateado, triste por não receber nenhum apoio para ir ao Mundial. Ano que vem possivelmente se ainda estiver competindo no Triathlon, devo mudar de Federação, ou não mais fazer nenhuma divulgação com o nome da Cidade. 

Abraços, Obrigado por todo apoio, e que Deus os ilumine e os recompense pela ajuda que me deram e abram seus caminhos.


Saúde e Paz ,

Simon Leonel 



9 comentários:

  1. Camarada!É isso aí!"BOla p frente"..Fico mto triste em saber que não vamos nos econtrar em Pequim,e mais triste ainda por ver um companheiro nessa situação,de total descaso!Mais um nesse Brasil..
    Mas Deus é justo e uma hora as coisas mudam.Não desista!Transforme essa raiva e frustração em combustível para vencer mais e mais!
    Pode ter certeza que o que está sentindo agora,tbm está sendo compartilhado entre outros atletas que te acompanham.Essa situação dá raiva!Principalmente qnd se tarta de política da própria cidade na qual vivemos,a cidade pela qual competimos..
    Força!
    Grande abraço
    Rômulo Santos

    ResponderExcluir
  2. Pô, cara... Que situação. Mas é a realidade do Brasil. Não existe apoio e incentivo a nenhum esporte, principalmente amador. É triste.
    Espero que as coisas mudem e que vc possa realizar seu sonho. Estou na torcida. Grande abraço e força aí.

    ResponderExcluir
  3. To muito triste....desapontada tb, mas tenho certeza que isso vai te fortalecer, pois sei o guerreiro que tu és....
    Força aí....agora pra acabar bem o troféu Brasil....conte conosco sempre....
    Bjo enorme
    Daniela Spadotto

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela força Romulo. Com certeza estou muito triste de não poder estar junto de grandes amigos e grandes atletas nessa prova que com certeza vai ficar pra Historia. Mas sei bem que os que vão estarão representando e muito bem nosso pais. Boa prova pra ti. Vai com força total, e curta bastante tbm pois vcs merecem. Pode ter certeza que estarei na luta como sempre estive velho. Não será por isso que vou parar, vou continuar mesmo não tendo apoio nenhum por aqui, mesmo tendo grandes dificuldades sempre para competir, mas ainda, um dia, vou estar por cima. E lembrarei de tudo isso, e principalmente das palavras de incentivo e força que estou recebendo nesse momento.abraço

    ResponderExcluir
  5. Com certeza é uma realidade de muitos atletas Claudia, mas tudo isso faz parte da evolução como atleta e como pessoa. Vou seguindo ! Beijos bons treinos.

    ResponderExcluir
  6. Dani. Sei que posso contar com vcs sempre. E sei o valor que tem cada palavra que recebo de vcs, cada incentivo do Wagner, cada ensinamento que tenho no dia a dia treinando e crescendo como pessoa. Vou buscar forças, e apoio necessario para estar competindo as outras etapas do Troféu sim, estou bem atrás na pontuação, mas pelo menos estar no meio de atletas de alto nível quero estar. E vou treinar muito pra isso. E tenha a certeza que não será a volta por cima. Será "A VOLTA" por cima. Beijos e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Guerreiro Simon!
    Você é um grande exemplo e tenha certeza de uma coisa, tem muita gente olhando para você, tem adultos, tem adolecentes, tem crianças... e cada um deles, em suas situações cotidianas, conseguindo avançar e sonhar baseados nessa força que observam ou já observaram em você. Com certeza você tem servido de inspiração para muitos outros atletas que passam por situações iguais ou ainda mais adversas que que a sua. Por tudo isso, me junto aos seus outros amigos pra dizer "Braçada, Pedalada e Pernada pra frente cara!!!". Continue encarando as águas frias da piscina, os ventos contrarios sobre a bike e os impactos das corridas, pois pra você a ADVERSIDADE é um adversário que não consegue acompanhar o seu ritimo, a sua energia e a sua vontade de vencer. Você está muito á frente desses problemas e a linha de chegada para o prêmio de dias melhores e de reconhecimento está bem perto cara! Apenas mantenha esse seu rítimo!

    Dedique-se ás provas que ainda lhe restam no calendário e nos dias delas, nade, pedale e corra como se estivesse em Pequin, entre os melhores do mundo...porque entre esses realmente você já está!

    Que Deus seja seu melhor suprimento, sua maior motivação, pois seu maior patrocinador ELE já é... te deu um corpo saudável e um mundo de vida pela frente!
    O resto é com você!
    Fortissimo abraço!

    Eric de Castro

    ResponderExcluir
  9. Eric,
    A caminhada é cheia de espinhos para todos, cabe cada um saber como suportar as dores, ou simplesmente ignora-la e seguir o caminho mesmo sentindo fortes dores.
    Estou muito feliz com as palavras de incentivo, admiração e de apoio nesse momento. Já recebi recado de pessoas que são espelho pra mim, de atletas Olimpicos, de técnicos renomados, enfim... Todos se mostrando muito contentes com minhas palavras, minha clareza em expor minha situação e minha transparencia. Nada é mais gratificante que saber que posso contar com todos esses amigos e mais gratificante ainda é mostrar que não estou desanimado. Estou cada dia mais forte e com mais vontade de seguir treinando e seguir buscando meus abjetivos. Esse foi apenas mais um obstáculo de minha caminhada. Lembrarei de cada momento que passei até aqui,buscando cada dia mais força, determinação e fé. Sempre acreditando no que Deus nos oferece e o que podemos fazer se ainda existir esperança . Obrigado pelas palavras. Obrigado pelo apoio de sempre.
    Abraço

    ResponderExcluir