sábado, 15 de janeiro de 2011

Coaching esportivo é nova estratégia para atletas alcançarem resultados

Imagine o calendário dos grandes times de futebol. Enquanto rolam os campeonatos estaduais, muitos jogadores também tem a atividade extra de outras "copas" nacionais ou "taças" internacionais. Em que o time deve focar? Qual a melhor maneira de usar um campeonato para testar táticas? Agora visualize um atleta de esporte individual. Mais do que treinar muito, ele deve planejar bem sua carreira, analisando onde quer chegar e que competições quer conseguir estar no pódio. Para responder a essas perguntas e conseguir montar um planejamento consistentes, muitos esportistas e clubes estão procurando profissionais especializados em coaching.

Coaching envolve você ter um tutor para determinada área (seja profissional, pessoal, afetiva etc), uma pessoa que vai ajudá-lo a conseguir conquistar suas metas , através de algumas técnicas especializadas. Segundo o presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching, Sullivan França, o coaching esportivo é uma modalidade que vem crescendo muito no Brasil e agora, especialmente depois da escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016, a tendência é que torne-se prática comum entre os atletas.

Uma pergunta que fica é se o trabalho de um coach não pode bater de frente com o de um treinador ou técnico. "Não, é algo complementar. Inclusive quando um atleta nos procura, dificilmente colocaremos o treinador no processo. Na realidade, vamos fazer com que o esportista descubra o que ele realmente quer e como direcionar seus esforços para conseguir bater esse objetivo. Não vamos recomendar que competição ele deve entrar ou não", explica Sullivan.


Hoje a maior parte dos profissionais que atendem ao curso de coaching promovidos pela Sociedade Latino Americana de Coaching são psicólogos (22%) e administradores (17%), mas a procura feita por profissionais de educação física está em visível cresimento, chegando a 13,5% dos formandos. Além disso, os esportistas também ocupam a terceira colocação entre quem busca profissionais especializados em coaching. A formação básica é feita em oito dias e envolve entender os mecanismos que o coach deve utilizar para extrair o máximo de seus coachees. Após esse curso, ele ainda pode se aperfeiçoar para se tonar um Coach Executivo ou um Leader Coach.

SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching


http://www.slacoaching.org/ / info@slacoaching.org

(11) 2288-1206

Fonte: http://vidaeestilo.terra.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário