terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Concentração

A concentração – como desenvolvê-la

Nesta lição aprenderemos sobre a importância da concentração, como desenvolvê-la e como isso nos ajudará em neste curso e até mesmo em nossa vida cotidiana. 

No curso algumas técnicas para serem executadas necessitam de concentração e imaginação. 
São os casos das técnicas de relaxamento, meditação e projeção astral. 
Ter capacidade de concentração é essencial para colher resultados nas práticas que estamos aprendendo no curso. 

Mas afinal, o que é exatamente concentração? 
Concentração é a capacidade de ter em mente apenas um único pensamento, é ter a atenção voltada para um único ponto. 
Estamos concentrados quando temos em mente apenas um único objetivo, ou uma única imagem mental. 
Se por exemplo, estamos tentando imaginar algo e em nossa mente está passando uma sucessão de pensamentos, vozes e imagens, então não estamos concentrados em nada. 

E como fazer para desenvolver a concentração? 
Para desenvolver a concentração precisamos nos disciplinar para isto, ou seja, adotar certos hábitos em nosso dia a dia que contribuam para treinar a concentração. 
Dessa forma, quando fazermos uma prática seja ela de relaxamento, meditação ou projeção astral, será muito fácil nos concentrarmos porque em nosso dia a dia nos acostumamos a fazer tudo com concentração. 
Além disso, ter o hábito de fazer tudo com concentração também nos ajudará no desempenho das tarefas do cotidiano, seja em casa, no trabalho, etc.

Disciplina

A seguir veremos algumas dicas simples, as quais se implantadas em nosso dia a dia, nos ajudarão a desenvolver a capacidade de concentração:

  • Primeiramente deve estar bem claro que só podemos fazer uma coisa de cada vez, e quando estivermos fazendo uma atividade devemos ter toda nossa atenção voltada somente a ela. 
    Isso pode parecer óbvio, mas o mais comum é que uma pessoa faça uma determinada atividade e esteja pensando na próxima que precisará fazer depois. 
  • Dedique o tempo que for necessário para concluir uma determinada atividade que esteja fazendo e, somente após concluí-la, passe para uma próxima atividade, e assim sucessivamente até terminar o seu dia. 
  • Faça seus movimentos com concentração. Estamos muito acostumados a fazer as atividades de forma mecânica, isto é, fazendo determinados movimentos sem prestar atenção, e pensando em outras coisas que não tem relação alguma com o que estamos fazendo. 
    Situações muitos comuns onde isto ocorre é quando estamos tomando banho, escovando os dentes, dirigindo o carro, etc. 
  • É claro que quando tentarmos nos concentrar em algo nossa mente tentará desviar para outros pensamentos, já que nunca foi submetida a uma disciplina. Quando isto ocorrer devemos trazer nossa atenção imediatamente para onde estávamos concentrados, tantas vezes quanto seja necessário. 
  • Se os pensamentos estão insistindo demais em atrapalhar a concentração podemos também lhes aplicar a morte psicológica, pois cada pensamento destes é um eu, um defeito psicológico e, portanto podem ser eliminados. 
Seguindo essa disciplina você conseguirá seguramente desenvolver bastante sua capacidade de concentração. 
Mas não se esqueça que só conseguirá resultados com prática e continuidade.


Abraços e bons treinos

Simon leonel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário