domingo, 25 de julho de 2010

Resumo da semana


Olá Pessoal!

Essa semana foi uma semana bem tranquila, tive treinos mais leves após correr a 2ª etapa da Copa Brasil em Brasília, Onde conquistei pontos para o Ranking de categorias que apartir de agora será computado os pontos , para as futuras convocações da CBTRI( Confederação Brasileira de Triathlon). Chegando na 4ª colocação.

Essa semana foi meio conturbada com alguns problemas de família, mas nada como ter amigos e acreditar em DEUS , para superar as dificuldades. Fiz otimos treinos, como sempre correndo atrás de apoio, pois agora no mês de Agosto terei uma sequência de provas, dia 15 corro a 3ª etapa da Copa Brasil em Manaus, e na semana seguinte a 3ª etapa do Troféu Brasil em São Paulo.

São provas boas, com um ritimo muito forte, onde estarei fazendo os últimos treinos para a disputa do Mundial. Mas estou sem apoio, e isso está atrapalhando e muito a preparação para as provas seguintes.

O fim de semana foi muito bom, ontem fiz um pedal puxado, pois estava ventando muito por aqui, fizemos um treino produtivo, com bastante subidas e um percurso bem difícil por questão do mau estado do asfalto. Mas um treino muito bom de 50 km .

Hoje, Estive com alguns amigos na Cidade de Araguari, onde foi realizada a 4ª etapa do Araguarino de Ciclismo, com uma prova de estrada de 60 km, com um percurso com bastante retas mas com subidas curtas , que é onde doí de verdade. Corri a categoria Sub- 30 , estava na mesma categoria meu grande amigo e companheiro de Triathlon. Rafael Farnezi, que foi o Campeão da categoria, e mais alguns atletas da região, Uberaba, Uberlandia, Araguari. Catalão, Itumbiara entre outras.

Foi uma prova dura, pois o sol estava muito forte, o vento batia de lado, e não conseguíamos manter muito tempo a velocidade, logo no km 10 , o pelotão se quebrou e ficamos 5 atletas trabalhando juntos para que o grupo de trás não chegasse. Não foi bem os 5 não. Mas...... quem estava junto sabe !

Fizemos o retorno no km 30, pensando que teríamos mais tranquilidade pra voltar, mas nada disso! Tivemos que fazer muita força, e o bicho pegou até o final. Do km 50 pra frente, fiz bastante força, coloquei um ritimo muito bom, e apesar do vento e das dificuldades do percurso, terminei a prova em 1 h e 41, na 3ª colocação. Fiquei bastante feliz com o meu ritimo, por ser uma prova de ciclismo onde exige mais de explosão, de atenção aos ataques, mas aos poucos vou aprendendo cada vez mais.

Essa semana já volto o foco para as duas provas que farei em Agosto, agradecendo aos amigos pelo apoio, pelos textos de incentivo, pelas palavras de carinho, e mais ainda a DEUS por ter colocado essas pessoas em meu caminho. Deixo aqui meu abraço e muita energia a meus amigos Leandro, tatu, Chicão, Fred, Tiaguinho, Thiago Godoy que também andaram muito hoje na prova.

Parabéns para meu grande Irmão., Rafael Farnezi, que hoje mostrou mais uma vez sua força, e desejo bons treinos, pois estaremos juntos em Manaus para a Copa Brasil e no Mundial da Hungria .

Boa semana a todos. Saúde e Paz!

Vamos que Vamos . <\O/>

Apoio financeiro : Sindicato Metabase - Malagueta
Apoio Técnico : SESI- Catalão - Olímpicos Academia

Simon

segunda-feira, 19 de julho de 2010

4º colocado na Copa Brasil de triathlon

Olá pessoal!

Estive esse fim de semana na capital federal, onde participei da segunda etapa da Copa Brasil, Estava muito motivado, com boas esperanças de fazer uma boa prova.

Cheguei em Brasília, estava um clima muito bom, encontrei alguns amigos fiz novas amizades, estava no apartamento o Palito de Santos, grande atleta e técnico , Eu e Guilherme de taubate.

No Congresso fomos informados que teria mudado o local da prova, e que iríamos largar de um local próximo, eu não conhecia e muitos que são acostumados a fazer prova em Brasília também não.

No sábado um jantar de massas, descontração com os amigos, fomos ao shoping que ficava em frente ao hotel. fizemos algumas compras necessárias, como: agua, chocolate pra depois da prova que ninguem e de ferro e retornamos ao hotel já era 21 h por ai.

Logo deitei, pois iria acordar as 5 e meia da manha, pra já tomar o café e ir pedalando para a prova. O Café até que não era dos piores, mas nem café quente tinha, a menina que estava lá ainda disse que iria demorar mais uns 20 minutos para esquentar ... enfim, não tomei café. e só tinha suco de caju. Mas vamos em frente.

Saimos do hotel cerca de 10 atletas,, e alguns diziam saber chegar no local, mas me dei mau. rodamos mais de 20 km, e a distância real seria 8 km pra chegar na prova. mas bom que já cheguei aquecido.

Consegui me encontrar no caminho, e fui me guiando pelos prédios e pela antena e consegui chegar mais rápido na prova.

Ao chegar no local, dei de cara com uma maquina de lavar roupas. A agua estava fria, ventando um monte, e sem falar nas ondas que estava fazendo. Pra começar a falar da prova, foi uma pena ter acontecido isso, pois as provas em Brasília sempre são muito boas, a organização sempre é legal, mas dessa vez ficou muito a desejar.

O percurso de natação:
As bóias estavam muito distantes, a agua estava muito mexida, estava até perigoso, a saída era cheia de pedras inclusive pedaços de vidro pois cortei meu pé em três lugares .

A largada:
Foi muito confusa, iria largar elite, sub 23 e júnior logo depois elite sub e júnior feminino. 1 minuto depois que seria as categorias. A largada da elite foi dada, tinha atleta fora da agua ainda, teve atleta saindo da lateral, correndo pelo mato pra conseguir chegar mais perto dos que já tinham largado. Ainda mais que tinha saído tudo junto, masculino e feminino. Então seria as categorias depois, só que não tinha dado 1 minuto ainda, muitos atletas fora da agua com óculos na cabeça inclusive eu. muitas pedras, uma loucura e do nada o cara da a largada, fica todo mundo louco, eu la atrás ainda junto com varias da minha categoria.

Sai nadando que nem um louco, não enxergava um centímetro na minha frente, parecendo uma lavadeira, dando náuseas por balançar muito, não via a bóia, me guiava pelas toucas que via a frente, e se estivessem errados estaria junto. sai no segundo pelotão da agua, cerca de 1 minuto atrás do primeiro.

Percurso de ciclismo:
Muito duro, a saída na transição já era uma subida longa, e em um percurso de 4 voltas, então passaríamos 4 vezes na subida. muito vento, a média do meu pedal que fiz forte e fiquei destruído deu 34 km/h. fiquei puxando um petoli de 5 atletas, nenhum revezava. fui ficando cansado, e comecei a me preocupar com a corrida, então resolvi girar um pouco mais, mesmo assim eles não saíram da roda. sofri muito no pedal.

Corrida:

Ao fazer a transição estava em segundo atrás do Takenaka, que foi o vencedor em santos, e atrás de mim Italo que foi segundo em santos. e logo atrás vinha um atleta que ficou na minha roda o tempo todo de Brasília.
Logo na primeira volta Takenaka abriu vantagem, e passei muito quebrado a primeira volta e acabei virando em quarto. comecei a apertar o ritimo, estava decidido a buscar o Italo que estava a uns 30 metros, e foi assim até o final , quando peguei a subida da ponte que era dura, logo depois vinha uma descida e a chegada, e já estava a 10 metros do Italo, fiz muita força, forcei o ritimo até a curva da chegada mas fiquei a 5 segundos dele.

Foi uma prova muito dura, com certeza a mais difícil que fiz até hoje nos meu três anos de triathlon, mas senti muito bem em relação a minha corrida, vi que o pedal melhorou muito, e a natação não dava para ter comparação pois não nadei, apenas segui o fluxo.

Agora continuo meus treinos para a próxima etapa do troféu Brasil na Usp ou 3º etapa da Copa Brasil em Manaus. Mas para isso necessito de apoio, como estou sem... Se torna difícil tentar ficar bem em algum campeonato, pois não sei qual prova vou conseguir competir, e isso acaba sendo muito ruim, pois o desanimo bate logo quando se tem prova a vista e não sabe como ir .

Mesmo sem apoio, não desisto de treinar, tenho falado mais com meu técnico, e passado pra ele toda minha situação, assim consigo fazer meus treinos com mais tranquilidade, mais força de vontade e muita dedicação.

Agradeço a todos que me ajudam a chegar até Brasília, estou viajando apenas com a ajuda da malagueta e do sindicato Metabase catalão, e meus amigos que sempre que preciso pagam minhas passagens, hospedagens e algumas inscrições, mas não os terei sempre, então um apoio seria essencial para seguir competindo forte e buscando melhorar a cada dia , pra que no ano que vem eu comece a rodar provas mais fortes e na categoria elite.

Um forte abraço a todos, fiquem com DEUS e vamos que vamos!

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Copa Brasil de Triathlon


Olá pessoal!

Esse fim de semana estarei correndo em Brasília , a segunda etapa da Copa. Vou bem motivado, fiz otimos treinos , apesar de ter passado mau na primeira etapa em Belém, sei que posso fazer uma boa prova e ficar entre os três.

Será uma prova muito disputada, muitos atletas estão buscando ritimos para os campeonatos fora do pais, alguns treinando pro Mundial da Hungria como eu estou, mas será com certeza uma prova intensa e cheia de surpresas.
A natação exige um pouco mais de atenção, pois a agua é pesada e fica com muita marola, o ciclismo tem uma subida chata de uns 800 metros, vamos subri 4 x, pois são 4 voltas , que com certeza será onde a prova começa a ser definida e a corrida é em um percurso muito bom, onde quem tem perna corre muito!

Fiz treinos bem específicos pra prova, quero melhorar muito o que errei no Sesc, pois é o mesmo percurso. Mas é isso ai. treinos feitos agora é buscar o resultado.

Um grande abraço a todos, conto com a sua torcida, e .........

Vamos que Vamos !

Simon

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Até onde o atleta vai para defender sua equipe.???

Olá pessoal!

Esse vídeo abaixo, mostra a parte feia, a parte suja do jogo de equipe, da prova mais importante e mais esperada todos os anos. O Tour de France ( volta da França de Ciclismo). Está ai uma prova de que muitos usam várias armas para vencer ou levar seu líder até a vitoria. Até o Capacete..... Horrível!!!!!!!!!!!!!



Marck Renshall (Team Columbia), ajudou a embalar Cavendish, que venceu mais uma.
Mas Marck Renshall foi suspenso do Tour pela cabeçada .

Fonte: http://cirotriatleta.blogspot.com

Abraços a todos .

Simon

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Atividades físicas e seus benefícios


Olá pessoal!

As evidências estão aumentando e são mais convincentes que nunca! Pessoas de todas as idades , que estão de um modo geral inativas fisicamente, podem melhorar sua saúde e bem-estar ao praticar atividade física moderada regularmente. .

A pratica de exercícios físicos, reduz substancialmente o risco de morrer de doença cardíaca coronária e diminui o risco de infarto, câncer de cólon , diabetes e pressão alta..

Hoje em dia estamos observando uma massa, de novos adeptos as caminhadas no inicio o dia, ou fim de tarde. Muitos deles por recomendação médica, outros já por não estarem satisfeitos com seu corpo, ou para se sentir melhores durante suas responsabilidade diárias.


Atividade física regular pode melhorar sua saúde e reduzir os risco de morte prematura das seguintes formas:

  • Reduz o risco de desenvolver doença cardíaca coronária e as chances de morrer disso

  • Reduz o risco de infarto.

  • Reduz o risco de ter um segundo ataque cardíaco em pessoas que já tiveram um ataque.

  • Diminui tanto o colesterol total quanto os triglicerídeos, e eleva o bom colesterol HDL.

  • Diminui o risco de desenvolver pressão alta.

  • Ajuda a reduzir a pressão arterial em pessoas que já têm hipertensão.

  • Diminui o risco de desenvolver diabetes tipo 2 (não dependente de insulina).

  • Reduz o risco de câncer de cólon.

  • Ajudas as pessoas a conseguirem e manter um peso ideal.

  • Reduz os sentimentos de depressão e ansiedade.

  • Promove o bem-estar psicológico e reduz sentimentos de estresse.

  • Ajuda a construir e manter articulações, músculos e ossos saudáveis.

  • Ajuda pessoas mais velhas a ficarem mais fortes e serem mais capazes de moverem-se sem cair o ficar excessivamente cansadas.

Na ausência de exercícios físicos diários, nossos corpos tornam-se depósitos de tensões acumuladas e, sem canais naturais de saída para essas tensões, nossos músculos tornam-se fracos e tensos. O ideal é praticar atividade física durante toda vida mas, independentemente disto, podemos recuperar uma existência mais saudável e gratificante em qualquer idade.

Mas atenção!

Para vocês que desejam começar a se movimentar, é de primordial importância que façam antes um "check up" das condições cardíacas entre outros testes que comprovarão o seu nível de condicionamento físico (já disponíveis nas boas academias).

A partir daí, procure orientação médica juntamente com um profissional da área de Educação Física para assim, iniciar as atividades, e cuidem bastante da alimentação, assim terá uma saúde invejável e com certeza atrairá nos companheiros d treino.

Um abraço a todos!

Simon Leonel



sábado, 10 de julho de 2010

Noticias - Treinos - Motivação


Olá Pessoal!

Hoje venho relatar minha semana de treinos, falar um pouco de como está a preparação para a Copa Brasil , que é meu próximo desafio .

A semana começou bem, o clima ajudou bastante essa semana, está um pouco frio pra fazer os treinos de manha, mas isso é relativo. Temos que nos adaptar.

Venho de uma sequência de treinos muito boa, a cada treino tenho percebido melhora nos rítimos, melhora na postura da corrida, hoje pude perceber ainda mais isso, pois fiz um treino de bike corrida, e saindo pra correr muito bem, e fácil após um pedal forte. Agradeço ao Fábio Branco, que me fez companhia hoje no treino, e com certeza me ajudou muito a rodar em um ritimo muito bom na corrida, Fábio corre muito, e sempre será um espelho e um grande parceiro.

Como o foco está sendo a corrida, pois tenho bastante o que melhorar ainda, os treinos de natação estão menores, mas ainda com bastante intensidade.

A prova em Brasília , será na distância short, 750 m natação, 20 km ciclismo e 5 km corrida. O percurso já é bem conhecido, já corri lá esse ano no Sesc, e sei que a subida é onde quebra o peloti e ainda o que define 80% da prova, pois se no ciclismo não estiver condicionado pra subir forte, se alguém abrir pra buscar será bem complicado.

Assim venho fazendo fortes treinos de subida, buscando corrigir a posição e o giro alto. Estou bem , vou forte para a prova, com força total e sem medo nenhum de fazer força desde a natação. A intenção é sair no bloco na frente e sair pra correr bem.

Em relação as noticias, é que já estou inscrito no Mundial, já estou com meu passaporte em mãos, agora é fechar os últimos detalhes, definir a data da viagem, da volta e continuar na luta pela grana. Está bem difícil, mas ainda tenho fé que com a inscrição feita, um caminho já foi percorrido, e o tempo não para.

Essa semana me senti muito desanimado em relação a algumas coisas, tive algumas decepções. em relação a ajuda, em relação a amigos, mas a vida é cheia de altos e baixos, cheia de curvas, e basta cada um,buscar a estrada certa e avançar quando o sinal estiver aberto.

Hoje tem Casamento dos Triatletas Fabricio e Elisa em Araguari, E estaremos todos lá ! huuuuuuuuuuuuuu

Agradeço aos amigos que sempre me mandam mensagens de conforto, palavras de carinho e muito amor, e sempre muita energia pra que eu possa suportar os treinos, as adversidades do dia dia e voltar meus pensamentos aos objetivos.

Para todos aqueles que me acompanham, e todos aqueles que visitam meu site, vai esse vídeo, que correu o mundo todo, mostra onde podemos chegar , se tivermos força de vontade, dedicação e principalmente nesse caso, muito AMOR !



Obrigado a todos que fazem parte da minha vida e do meu sonho!

Bom fim de semana a todos, fiquem com Deus, e ............

Vamos que vamos!!!!!

Simon Leonel

segunda-feira, 5 de julho de 2010

TREINOS DA SEMANA


Olá Pessoal!

Após uma semana bem produtiva de treinos, e recuperação pós prova . Chegando do Troféu Brasil, voltei aos treinos e focando agora a 2º etapa da Copa Brasil, dia 18/07 em Brasília.

Vamos que Vamos!

Treinos

Segunda: Natação-2.800 +Corrida- 12 km

Terça: Musculação + 45 km bike, com 8 series de 2.5 km forte

Quarta: Natação- 3.000 + Corrida-12 km sendo um ritimo de 6 km.


Quinta: Natação- 3.200 + 15' e 40 km progresisso de bike

Sexta: natação- 2.900 + Corrida longo e confortável. 115 '

Sabado: Transição 2x 25 km forte de bike e 4 km corrida leve .

Domingo OFF

domingo, 4 de julho de 2010

Paranaense Mauro Cavanha é Campeão Brasileiro de Triathlon Olimpico


O paranaense Mauro Cavanha ( Prefeitura de Curitiba ,Vo2 sports, Universidade Tuiuti do Paraná, 3T triathlon,digisound, Alexandre perdão, Bolsa Atleta) ,conquistou o título do Campeonato Brasileiro de Triathlon Olímpico de 2010 ao vencer a segunda etapa da competição disputada neste domingo (04-07) em Macaé (RJ). Cavanha, como venceu também a primeira etapa, não pode ser mais ultrapassado já que pelo regulamento tem o direito de descartar o resultado da terceira e última etapa da competição.

O atleta completou o percurso (1.500 de natação/40 km de ciclismo/10 km de corrida) em 1.58:07. Em segundo lugar ficou o mineiro federado em Santa Catarina, Luiz Francisco Ferreira com 1.58:29 e em terceiro Henrique Siqueira (DF) com 1.58:58.

No feminino quem venceu foi a paulista Vanessa Gianinni que registrou 2.16:39. Em segundo lugar ficou Carolina Galvão (SP) com 2.19:00 e em terceiro lugar Fernanda Garcia (SP) com 2.20:42.

sábado, 3 de julho de 2010

Treinamento Funcional

Cada vez mais pessoas que praticam esporte, independentemente do nível em que praticam, buscam métodos de se condicionar para suportar as demandas tanto físicas quanto energéticas de suas modalidades, para isto muitas vezes estas pessoas realizam paralelamente ao esporte escolhido um treinamento que busca aumentar valências físicas como força, potência, velocidade e flexibilidade.

Eu posso até falar um pouco sobre o assunto, pois sempre em minhas series de treinamento na academia, estão juntos os exercícios que fazia quando treinava circo, e muitos deles ajudam e muito no meu condicionamento, postura e equilíbrio. Além de treinar sempre a concentração e agilidade com malabares.

Na maioria das vezes este treinamento envolve padrões de movimentos e sistemas energéticos que em nada se assemelham aos utilizados no esporte praticado.

Este treinamento tem sua base científica no princípio do treinamento esportivo conhecido como princípio da especificidade, este princípio diz que as adaptações, tanto energéticas quanto motoras, são específicas ao esporte praticado, por exemplo, ser um bom ciclista não quer dizer que será um bom corredor, pois as adaptações motoras e fisiológicas necessárias para um bom desempenho em uma prova de ciclismo são diferentes das necessárias a uma prova de corrida então não se pode treinar uma pessoa para realizar uma prova de ciclismo pondo o mesmo pra treinar um uma pista de corrida.

Não podemos nos esquecer do grande suporte que este tipo de treinamento oferece como uma forma bastante eficaz de se proteger as articulações e músculos envolvidos com o esporte, pois sabemos que o treinamento funcional é usado para prevenir futuras lesões esportivas, tanto que hoje os grandes times de futebol, trabalham com esta forma de treinamento com este objetivo, conseguindo com isso resultados muito efetivos.

Visto também que os jogadores de futebol tem uma estrutura sem igual para treinamentos e estágios de recuperação .

Alguns exercícios são muito complicados ao se ver, mas são bem fáceis na pratica, ajudam muito na definição muscular, aumentam o equilíbrio, e da muita força.

Sempre treino parada de mão, onde utilizo uma grande quantidade de músculos, trabalhando a força, resistência e muito equilíbrio. De uma forma ou de outra sempre faço esses exercícios, pois não consigo deixar de treinar os números que apresentava no circo, mas desde quando começou a dar resultado também em meus treinos de triathlon, passei a focar mais nos treinos funcionais.



Essa é a posição da parada, pode ser feita com alguém do lado, que te ajude no equilíbrio até pegar o jeito, mas a intenção é ficar parado sozinho, e fazer a subida com a força do abdomem e descer também.

Além de ser divertido, ficar de ponta cabeça estimula várias coisas ao mesmo tempo: braços, ombros, confiança, equilíbrio, deltóides etc. E eu mencionei que é divertido?

Uma dica importante:

O corpo deve estar bem aquecido para executá-la com segurança.

Existem várias maneiras de se treinar parada-de-mão:

- Treine apoiado em uma parede, fique o máximo de tempo que conseguir.

- Treine sem apoio, reto, sem andar com as mãos. Se andar, comece de novo.

- Treine sem apoio, tente não cair de qualquer jeito. Pode andar com as mãos.

Ai esta alguns vídeos legais pra vocês curtirem um pouco.






Bons treinos a todos .

Simon Leonel

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Sigo em frente.

Nunca se sinta derrotado diante dos obstáculos.
A cada adversidade que se abater sobre você, a cada obstáculo, por mais difícil que se apresente, faça deles um degrau para atingir um lugar melhor, com mais visão e maturidade.
A derrota não existe, a não ser que você aceite.
Comece e recomece sempre.
É assim que se constrói sempre.
É assim que se constrói uma vida feliz!

Esse texto foi enviado por uma grande amiga,

Helô muito obrigado, essa fase vai passar!

Assim espero.

obrigado